quarta-feira, 9 de junho de 2010

CÃES OU CANGURUS ?

olá pessoal mais uma vez de volta ao meu blog não poderia deixar de trazer uma nova matéria.
Por mais uma vez peço desculpas a todos que acessam sempre aguardando novas dicas de comportamento e informações.
Dessa vez vou abordar o assunto de cães que pulam em seus donos e visitas, engraçado que quando comecei a digitar essa matéria não sei se realmente estaria falando sobre cães ou sobre cangurus, kkk.
Engraçado para quem está de fora do problema e irritante e muitas vezes intolerável para quem convive com esse problema. Tenho atendidos inúmeros clientes nos últimos dias que sofrem com esse mal. E por incrível que pareça não conseguem resolver esse problema e acabam me contratando.
Quando nossos amigos participam de nosso convívio sem perceber condicionamos muitos atos errados, e na maioria das vezes não percebemos isso.
Como sempre venho com minha teoria de que por humanizarmos demais os cães colocamos defeitos horríveis neles.
Quando uma pessoa me consulta com tal problema sempre digo que o cão dele não veio como problema de fabrica, e sim que isso foi condicionado por ele mesmo, na grande maioria as pessoas sequer acatam o que digo porém no desenrolar da nossa primeira conversa relembram atos que fizeram com que esse mal habito se fixasse.
Fiz uma pesquisa com mais de 30 famílias e nos primeiros dias elas condicionam o cão a pular sem perceber, ela ao invés de descer e dá o carinho ao seu cão, deixa muitas vezes eles pularem e normalmente essa freqüência sobe ou seja ele começa a acerta os erros dele. Pois quando pequeno sabe que se pular em cima de seu dono receberá o afago que procura, porem vale lembrar que aquele filhote crescerá e se tornará pesado “ com exceção do chiuahua rs ” e será constante seu pedido de carinho.
Em quase que 100% as pessoas me perguntam o que deve ser feito para solução para tal fixação.
Eu gosto de dizer que assim como nós humanos temos níveis de como aprender o que nos é ensinado é muito mais aplicado isso nos cães.
Já falei muito e sei que você coitado, rs passa por isso então vou passar aqui algumas técnicas de como resolver isso, em stages.

primeiro passo a ser dado que boa parte dos cães funciona é ignorar o cão se virando de encontro a ele, desse modo ele saberá que quanto mais pula feito um canguru não receberá a atenção devida de seu dono, gente por favor em hipótese alguma fique na hora do treinamento de risadaria, como os cães convivem com a gente no dia eles sabem descrever nossa linguagem pela entonação e quando você brinca com seu cãozinho acaba rindo isso ele associa como o bom da historia. A digo e se você fizer esse exercício parecerá mais com o que ? Exercício ou brincadeira.?.

segundo passo sempre uso o borrifador, acho sempre autentico o uso do borrifador afinal de contas é de fácil manejo, não machuca em hipótese nenhuma eles e quando é feito com seriedade a coisa funciona de uma forma muito rápida. Nesse caso vale dá enfase ao comando, assim que borrifar o rosto do cão irá soltar o comando “não”. A idéia é fazer com que ele associe a borrifado ao não dando enfase que o não é algo que ele faz de ruim e serve como meio de parar as atitudes dele naquele momento.

Terceiro passo chamo esse terceiro passo o de muralha da china, fazemos obstáculos com os joelhos erguendo as pernas, desse modo além de muitas vezes darmos um chega pra lá, acabamos frustando a meta de nosso cãozinho que é a de receber afagos. Muitas vezes em poucas vezes que se utiliza essa técnica conseguimos de imediato o resultado. A meta é se ele não consegue chegar até a nos que somos donos como receberá os afagos, Para isso bastará a paciência dele, para que espere o afago tão desejado.
Em alguns casos não é difícil notar o quanto muitas pessoas querendo ou não passam o sentimento de euforia, para os cães. Se parar para pensar verá basta ter um pouco de sensibilidade e observar a fundo.
Quantas foram as vezes que se sentiu bem em está próximo daquela pessoa alto astral? E mal com aquelas não até para mover o olho é trabalhoso? Desse modo antes de qualquer técnica peço aos clientes e amigos que observem essa energia em vocês com ela é. Por que a grande maioria senão todos os casos além de está ligado a reforço no comportamento errado está também ligado ao estado emocional da pessoa.


Texto de Hugo Leonardo
Adestrador / Handler / Prep. Físico